DALCEH

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Faxina do DALCEH

Olá historiadores

As aulas voltam segunda e como vocês bem sabem o DALCEH segue a linha de ser sempre um lugar de cara nova e limpa. Então dia 27 de fevereiro haverá uma limpeza do ambiente. Limparemos moveis, paredes, chão, louça, enceraremos tudo, e tudo ficará “nos trinques” como diria minha mãe. O fato é que estão todos muito mais que convidados e esperamos a companhia de todos para esta divertida faxina.


Ela começa na cede do dalceh as 9:00 horas da manhã. Esperamos você lá.

Lorran Pizzato

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

EREH-SUL 2010

Galera!

No feriado da Páscoa, nos dias 1, 2, 3 e 4 de abril desse ano, rolará na Faculdade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, o XII Encontro Regional dos Estudantes de História - Região Sul.

Sem sair da nossa "rotina", o DALCEH organizará o transporte para o evento, que nessa edição traz o tema "A Formação do Historiador e o Ensino de História".

Para quem ainda não conhece esse tipo de evento, é a oportunidade certa!

Os encontros são a mescla de integração cultural e integração pessoal com a acadêmia! São esses eventos acadêmicos que geram a oportunidade de todos os estudantes de história se integrarem, formando assim grupos de discuções tanto para os assuntos estudantis, quanto para um debate sobre as novas concepções da história, ou o que mais acharem necessário e interessante.

Além de tudo isso, os eventos como esse proporcionam certificados que valem horas complementares, que ao final do curso serão necessárias para a conclusão.
Geralmente são dois tipos de certificados, os de participação no evento e o de apresentação de trabalhos, e no XII EREH haverá a possibilidade de ganhar o certificado de apresentação de trabalho, para isso é necessária a inscrição do trabalho acadêmico no site http://femehregionalsul.wordpress.com/2009/11/27/apresentar-trabalho-no-ereh-como-e-que-e/, sempre respeitando o edital publicado para que haja a aceitação do trabalho.

No mais é isso galerinha, aguardem mais informações sobre os valores e tudo mais para a viagem aqui no blog do DALCEH!

Bjuuus,

Carol Lewis

Vagas para bolsas de Iniciação Científica!

Galera!

Fiquem ligados!!!

Estão abertas 3 vagas para bolsista de iniciação científica no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Interessados, leiam o edital abaixo e caso se interessem, me enviem os dados!

Boa sorte a todos!!!

Carol Lewis



BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – UNIBIC e CNPq (três vagas)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

GRUPO DE PESQUISA EM ECONOMIA SOLIDÁRIA

PROJETOS DE PESQUISA:

  • MICROEMPREENDEDORISMO E ASSOCIATIVISMO EM PAÍSES DE DESENVOLVIMENTO PERIFÉRICO (Prof. Dr. Luiz Inácio Gaiger) – Início em março

  • SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA (Profª. Drª. Adriane Vieira Ferrarini) – Início em julho

  • EM BUSCA DAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL: SABERES SOBRE A VIDA COLETIVA ENTRE GRUPOS “SUBALTERNOS” (Profª Drª Marília Veríssimo Veronese) – Início em março

Ao longo do ano de 2010 outras vagas serão abertas (incluindo Bolsa PIBIC).

Documentos necessários para a seleção, a serem enviados para o e-mail: carolzinha_lewis@hotmail.com até o dia 04/03/2010:

- Curriculum Vitae - Carta motivacional - Cópia do histórico escolar



Terão preferência candidatos dos seguintes cursos de graduação: Ciência Sociais, História, Serviço Social, Psicologia, Administração, Economia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Pedagogia.


Requisitos para o/a bolsista:
UNIBIC:

a) ser estudante regular de curso de graduação e não estar no último semestre do curso para ingresso
no Programa UNIBIC;
b) dispor de 20 horas semanais para atuação junto ao projeto de pesquisa;
c) ter bom rendimento escolar, isto é, não ter reprovações, por nota, em número superior a vinte por
cento (20%) dos créditos concluídos ou horas-aula equivalentes;
d) estar matriculado em, pelo menos, doze (12) créditos (ou 180 horas/aula). No caso dos alunos matriculados em cursos de licenciatura com 50% de bolsa, os créditos restantes serão contabilizados para a bolsa UNIBIC, mantendo-se a carga horária de 20 horas semanais para atuação junto ao
projeto de pesquisa.
e) não ser reprovado durante a vigência da bolsa (a reprovação impede a renovação da bolsa);
f) não ter sido aluno que tenha incorrido em falta grave, ou bolsista que não tenha atendido ao termo de compromisso;
g) apresentar, ao término de cada ano, em formulário próprio, relatório das atividades com redação científica que permita verificar o acesso a métodos e processos científicos;
h) apresentar os resultados de sua atividade de investigação científica, sob a forma de exposições orais ou painéis e por ocasião da Mostra Unisinos de Iniciação Científica.
i) não acumular a bolsa UNIBIC com bolsa Filantropia, bolsa PROUNI 100%, bolsa de Iniciação Científica de órgãos de fomento externos, benefício de atividades de monitoria, ou benefícios decorrentes de sua condição de dependente de professor ou de funcionário da Instituição.

CNPq:

a) estar regularmente matriculado em curso de graduação;
b) não ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades universitárias e de pesquisa.
c) ser selecionado e indicado por pesquisador/coordenador do projeto de pesquisa beneficiado por quota desta modalidade de bolsa;
d) executar o plano de atividades aprovado; e
e) apresentar os resultados parciais e finais da pesquisa, sob a forma de painel ou exposição oral, acompanhados de relatório, nos seminários de iniciação científica promovidos pela instituição.

Desejável: conhecimento em pacote Office, desenvolvimento e gestão de páginas na Internet

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Regras de Boa Vizinhança

Olá historiadores,

Estava conversando com alguns amigos sobre regras de boa vizinhança, ou seja, regras de convívio com pessoas, de coisas que se deve ou não fazer quando se divide um mesmo espaço com outras pessoas. Tendo em vista que o DALCEH é composto de diversas pessoas que freqüentam e pelo menos 15 que fazem parte efetiva da gestão, é preciso ter em vista uma vivência amigável.

Para isso coloquei alguns tópicos que, na minha humilde opinião, penso que as pessoas poderiam seguir pra conviverem melhor. Nem tudo que escrevo aqui, eu Lorran, prático. Deixo claro que isso é mais uma idéia de “modelo” que deveria ser seguido, do que um manual de fato.

- A primeira delas é respeito pelas demais pessoas, independente de cor, credo, classe social, cargo “hierárquico”, posicionamento político ou semestre no curso. Quando o DALCEH pensar em algo deve o fazer em congruência com o pensamento das demais pessoas, consultando-as e pedindo sua opinião sincera, e que vença a democracia.

- A segunda coisa diz respeito a veiculação de idéias. O Dalceh não é de esquerda, nem de direita, nem de meio, nem de diagonal. Ele é político não-partidário. Quando alguém, como eu, escrevo um texto para o blog eu escrevo o meu ponto de vista, sobre o meu ponto de observação e a minha opinião não é, de forma alguma, a opinião do Dalceh como um todo. O mesmo procede em email’s e tudo mais. Devemos cuidar pra que nossos posicionamentos individuais não se tornem discursos do DALCEH, ou que o pensamento de um ou outro seja vinculado diretamente a imagem do DA (a menos que a gestão como um todo concorde) e comprometa a imagem deste com outros órgãos ou estudantes.

- A terceira coisa é sobre emails, quando se pede a opinião da gestão ou dos alunos se espera uma resposta, positiva ou não. Se perguntamos sua opinião, de sua opinião, é para os estudantes que o DA existe. Se você recebeu um email de reunião do DA, responda o email, mande um simples “eu li”, “okay”, “blz”, pra que saibamos que você esta a par do que foi questionado, enviado, informado. Assim não ficamos desavisados e podemos saber a abranjência de nossos informativos.

- A quarta parece bastante simples, mas não é. Não cobre o que você não faz. Se você não vai nas reuniões não cobre a presença dos demais, se você não lava seus copos não cobre dos outros que o façam, se não limpa o DA, segue a mesma lógica. Se você quer o direito de “reclamar”, ajude. Se não esta feliz como as coisas estão acontecendo, critique e aponte melhoramentos, trabalhe pra que eles aconteçam.

- A quinta diz respeito a participação, o dalceh é abranjente em meios de comunicação e veiculação de idéias porque elas são importantes. Simples assim. Por isso há comunidade do orkut, ramal do dalceh (4177), Blog, panfletos e boca a boca. Para que aja sempre a possibilidade de abranger um maior numero de alunos em um maior numero de meios de comunicação. Se o Dalceh não quisesse ouvir os alunos estes veículos não existiriam e não existiriam pessoas destinadas a trabalhar unicamente neles. Sua opinião é importante, seja ela qual for e por isso não se abstenha dela. Todas as sugestões e críticas são sempre bem vindas.

- Sexta, não ofenda as pessoas a menos que você saiba que elas vão encarar como uma brincadeira. Se não for uma brincadeira, então nem tente. O dalceh é um lugar de amigos, mas também é um lugar sério, onde pessoas trabalham em projetos a nível acadêmico e conversam assuntos que vão desde futilidades ao futuro dos estudantes de história, valores de mensalidades, cadeiras a distância e tudo mais e ofensas dentro deste âmbito não são bem vindas. Seja polido e educado, ou aprenda a ser.

- Oitava, respeite as demais pessoas. Dentro da Unisinos é proibido o consumo de bebidas alcoólicas, mas cigarros são liberados. Tenha ciência de que fumar em ambientes fechados não é recomendado. Se as pessoas do recinto não se importam tudo bem, mas procure sempre se preocupar com as que se importam e fume próximo as janelas e portas ou do lado de fora da sala.

- nona, responsabilize-se pela manutenção do espaço. Quando você vai no cinema, você não deixa o saco de pipoca em cima do banco, não deixa seu copo no suporte. Não suje um local ao qual não é você que limpa. Simples assim. Se você bebeu um café, lave seu copo. Se você comeu uma torrada, limpe os farelos. Se você comeu um salgadinho, leve o pacote ao lixo mais próximo. Se não quer lavar seus copos, traga seu próprio copo, se não quer trazer o seu, use um descartável, mas não desarrume um local que não é você que arruma.

- A décima não precisaria existir, mas vale salientar. Não descrimine pessoas por credo, cor, classe social, tamanho ou o que quer que for. Isso é crime e não será tolerado em um ambiente que visa a pluralidade cultural.


Lorran Pizzato