DALCEH

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Regras de Boa Vizinhança

Olá historiadores,

Estava conversando com alguns amigos sobre regras de boa vizinhança, ou seja, regras de convívio com pessoas, de coisas que se deve ou não fazer quando se divide um mesmo espaço com outras pessoas. Tendo em vista que o DALCEH é composto de diversas pessoas que freqüentam e pelo menos 15 que fazem parte efetiva da gestão, é preciso ter em vista uma vivência amigável.

Para isso coloquei alguns tópicos que, na minha humilde opinião, penso que as pessoas poderiam seguir pra conviverem melhor. Nem tudo que escrevo aqui, eu Lorran, prático. Deixo claro que isso é mais uma idéia de “modelo” que deveria ser seguido, do que um manual de fato.

- A primeira delas é respeito pelas demais pessoas, independente de cor, credo, classe social, cargo “hierárquico”, posicionamento político ou semestre no curso. Quando o DALCEH pensar em algo deve o fazer em congruência com o pensamento das demais pessoas, consultando-as e pedindo sua opinião sincera, e que vença a democracia.

- A segunda coisa diz respeito a veiculação de idéias. O Dalceh não é de esquerda, nem de direita, nem de meio, nem de diagonal. Ele é político não-partidário. Quando alguém, como eu, escrevo um texto para o blog eu escrevo o meu ponto de vista, sobre o meu ponto de observação e a minha opinião não é, de forma alguma, a opinião do Dalceh como um todo. O mesmo procede em email’s e tudo mais. Devemos cuidar pra que nossos posicionamentos individuais não se tornem discursos do DALCEH, ou que o pensamento de um ou outro seja vinculado diretamente a imagem do DA (a menos que a gestão como um todo concorde) e comprometa a imagem deste com outros órgãos ou estudantes.

- A terceira coisa é sobre emails, quando se pede a opinião da gestão ou dos alunos se espera uma resposta, positiva ou não. Se perguntamos sua opinião, de sua opinião, é para os estudantes que o DA existe. Se você recebeu um email de reunião do DA, responda o email, mande um simples “eu li”, “okay”, “blz”, pra que saibamos que você esta a par do que foi questionado, enviado, informado. Assim não ficamos desavisados e podemos saber a abranjência de nossos informativos.

- A quarta parece bastante simples, mas não é. Não cobre o que você não faz. Se você não vai nas reuniões não cobre a presença dos demais, se você não lava seus copos não cobre dos outros que o façam, se não limpa o DA, segue a mesma lógica. Se você quer o direito de “reclamar”, ajude. Se não esta feliz como as coisas estão acontecendo, critique e aponte melhoramentos, trabalhe pra que eles aconteçam.

- A quinta diz respeito a participação, o dalceh é abranjente em meios de comunicação e veiculação de idéias porque elas são importantes. Simples assim. Por isso há comunidade do orkut, ramal do dalceh (4177), Blog, panfletos e boca a boca. Para que aja sempre a possibilidade de abranger um maior numero de alunos em um maior numero de meios de comunicação. Se o Dalceh não quisesse ouvir os alunos estes veículos não existiriam e não existiriam pessoas destinadas a trabalhar unicamente neles. Sua opinião é importante, seja ela qual for e por isso não se abstenha dela. Todas as sugestões e críticas são sempre bem vindas.

- Sexta, não ofenda as pessoas a menos que você saiba que elas vão encarar como uma brincadeira. Se não for uma brincadeira, então nem tente. O dalceh é um lugar de amigos, mas também é um lugar sério, onde pessoas trabalham em projetos a nível acadêmico e conversam assuntos que vão desde futilidades ao futuro dos estudantes de história, valores de mensalidades, cadeiras a distância e tudo mais e ofensas dentro deste âmbito não são bem vindas. Seja polido e educado, ou aprenda a ser.

- Oitava, respeite as demais pessoas. Dentro da Unisinos é proibido o consumo de bebidas alcoólicas, mas cigarros são liberados. Tenha ciência de que fumar em ambientes fechados não é recomendado. Se as pessoas do recinto não se importam tudo bem, mas procure sempre se preocupar com as que se importam e fume próximo as janelas e portas ou do lado de fora da sala.

- nona, responsabilize-se pela manutenção do espaço. Quando você vai no cinema, você não deixa o saco de pipoca em cima do banco, não deixa seu copo no suporte. Não suje um local ao qual não é você que limpa. Simples assim. Se você bebeu um café, lave seu copo. Se você comeu uma torrada, limpe os farelos. Se você comeu um salgadinho, leve o pacote ao lixo mais próximo. Se não quer lavar seus copos, traga seu próprio copo, se não quer trazer o seu, use um descartável, mas não desarrume um local que não é você que arruma.

- A décima não precisaria existir, mas vale salientar. Não descrimine pessoas por credo, cor, classe social, tamanho ou o que quer que for. Isso é crime e não será tolerado em um ambiente que visa a pluralidade cultural.


Lorran Pizzato

Um comentário:

  1. Achei ótima a idéia salientar isso mesmo antes das aulas começarem. Na realidade, é como você mesmo disse, são regras que são aplicadas a todos nós. Não há excessão à regra. O que podemos fazer enquanto convivemos dentro do D.A. é lembrar este mínimo possível para se conviver bem. Eu, por exemplo, que sou fumante posso muito bem fumar do lado de fora e convidar os demais fumantes para que não se encha o recinto de fumaça. Ninguém é obrigado a fumar junto conosco. Curti a iniciativa. São coisas simples de se fazer e aplicar, é um ótimo começo para se evoluir e ensinar aqueles que não exercem nenhum destes quesitos.

    ResponderExcluir