DALCEH

terça-feira, janeiro 12, 2010

Sobre o que é o DALCEH

____________________________________________________________________

SOBRE O DALCEH

____________________________________________________________________

O ponto de partida para a existência de um DALCEH é a defesa dos interesses dos estudantes, seja no movimento de ações judiciais coletivas, seja na ajuda a formação estudantil, ou seja, o DALCEH existe para defender os alunos em suas pendências, exigências ou dificuldades, assim como para a promoção de eventos que visem uma maior e melhor graduação aos alunos.

O DALCEH não possui filiação partidária, sendo assim, é político não-partidário, participando de movimentação política em prol de estudantes, ainda assim, não participando de movimentos ligados a partidos políticos.

Em suma o DALCEH é um local de interação e participação que visa a confraternização com o meio acadêmico, que visa auxiliar os demais alunos e ter um ensino melhor. Além de um círculo de amigos ao qual você pode fazer parte quando desejar.

O DALCEH também é um lugar para se jogar conversa fora, para se tomar café (grátis), para se tocar violão, jogar xadrez e estudar, ou seja, de trocas de experiências acadêmicas, interagindo diferentes alunos em diferentes estágios do curso e com diferentes formas de pensamento. Por fim, o DALCEH NÃO É UMA PANELINHA.

____________________________________________________________________

SOBRE AS FUNÇÕES DO DALCEH

____________________________________________________________________

Nos últimos anos o DALCEH tem se esforçado para promover atividades autônomas que propiciassem uma melhor formação aos alunos. Para este fim foram feitos mini-cursos que contaram com a participação de professores doutores, com custos bastante acessíveis (em média $15,00). O DALCEH também vem promovendo mostras de cinema na sua sede, levando documentários, filmes e cultura sem que haja necessidade de emprego financeiro, ou seja, sem custos. Além das atividades citadas, o DA também preocupa-se com atividades que englobem a sociedade, tendo projetos que interagem com a comunidade externa a academia. O DALCEH também procura uma maior participação dos alunos em viagens de pesquisa e interação, promovendo campanhas e conseguindo ajuda financeira para que, por um custo reduzido, os alunos possam participar de encontros da ANPUH (Associação Nacional de Professores Universitários de História), ENEH (Encontro Nacional de Estudantes de História), EREH (Encontro Regional de Estudantes de História), EGEH (Encontro Gaúcho de Estudantes de História) e quaisquer outros eventos que visem o conhecimento e interação entre professores e alunos.

Atualmente o diretório acadêmico de história conta com 15 pessoas, e 7 secretárias (Coordenação Geral, Secretária Geral, Secretária de Finanças, Secretária de Cultura, Secretária de Ação Comunitária, Secretária de Eventos Externos, Secretária de Divulgação e Mídia) que interagem em todos os campos e trabalham em conjunto, deliberando assuntos em reuniões periódicas.

____________________________________________________________________

SOBRE A SEDE E SEUS DIREITOS

____________________________________________________________________

Segundo acessória jurídica do DALCEH (Diretório Acadêmico Linho Canhâmo de Estudantes de História), as entidades estudantis segundo a legislação vigente são constituídas das seguintes formas: DAs, CAs, DCE. Estas entidades em conjunto constituem os Órgãos de Representação Estudantil.

A constituição destes órgãos se dá das seguintes formas: Para a criação de um DA os estudantes de um determinado curso (História, por exemplo), se reúnem em Assembléia Geral no qual é escolhido um corpo diregente e instituído e aprovado, um estatuto. O qual será vigente a partir de então, para a gestão formadora e as futuras até a extinção do curso.

Os Órgãos de representação estudantil, juntamente com os órgãos de representação docente, com os órgãos de representação funcional e os gestores da universidade, são condôminos, ou seja, a sede do DALCEH é de domínio exclusivo dos estudantes de história, podendo estes fazer quaisquer atividades não proibidas por lei dentro de seus limites espaciais, sem que para isso seja preciso autorização prévia.

____________________________________________________________________

COMO PARTICIPAR

____________________________________________________________________

Basta vir até a sede (localizada ao lado do xérox do centro 1, local bastante popular entre os alunos do curso), entrar e jogar conversa fora. O DALCEH respeita (e muito) a pluralidade de idéias e não é fechado. Toda e qualquer pessoa, aluno do curso ou não, esta convidado para participar, seja de conversas informais, seja de um café coletivo, seja de um sarau e músicas, seja de reuniões e eventos.

Você não só PODE vir nos conhecer e conversar, como DEVE vir conversar conosco, sua presença é mais que importante é vital. É pra você que existe o DALCEH, e por você e todos os outros que ele precisa continuar existindo.

Lorran Pizzato